RESUMO: Este ensaio argumentativo visa apresentar a questão do desenvolvimentismo de Israel, assim como suas causas e progressos. O trabalho busca explicar esse desenvolvimento constante a partir de uma análise cultural, histórica e social do povo judeu. Analisar-se-á, também, a influência de três elementos da sociedade israelense na manutenção desse desenvolvimentismo, sendo: a influência das Forças de Defesa de Israel; o sistema educacional; e os esforços políticos.
Palavras-chave: Israel; Desenvolvimento; Startups.
INTRODUÇÃO
Israel é notavelmente uma potência tecnológica. Várias de suas universidades são referências de ponta em vários rankings, seja a TAU (Tel Aviv University), o Technion, a Universidade Hebraica de Jerusalém, o Instituto Weizmann de Ciências, entre outras. Ainda que seja um Estado novo, Israel já demonstra avanços tecnológicos, militares, bélicos e intelectuais compatíveis com Estados antigos e desenvolvidos.
O presente artigo visa, nesse contexto, apresentar brevemente a história do desenvolvimento de Israel em suas variadas áreas. Este trabalho se empenha ainda em apresentar a origem desse processo de desenvolvimento que está em grande parte na cultura e nas características do povo judeu. Serão apresentadas brevemente a relação e a influência que as Forças de Defesa de Israel, que o sistema educacional e os esforços políticos desempenharam e ainda desempenham no estabelecimento de um cultura de desenvolvimento presente no Estado de Israel.
Para lograr tal objetivo, esse trabalho será dividido em três seções que apresentarão origens e contribuições distintas para o processo de desenvolvimento de Israel. A pesquisa apresentada terá como base um material bibliográfico selecionado para apresentar dados sobre a história de Israel e sobre os avanços tecnológicos apresentados pelo país.
Por fim, cabe destacar a relevância da produção de estudos como o que este que será apresentado abaixo. Os diferentes avanços conquistados por Israel não são só importantes para o país como para o mundo. A solidariedade do país o leva a compartilhar e disseminar cada um dos avanços logrados, a fim de propiciar a integração e a cooperação entre os povos. Ademais, o ponto central deste artigo é compreender o papel da cultura judaica no processo de desenvolvimento do Estado. Nesse ínterim, almeja-se demonstrar como algumas qualidades e caraterísticas próprias do povo judeu foram responsáveis pela construção e aprimoramento constante do Estado desde sua criação.