Pular para o conteúdo

LEOM

CONSELHO ACADÊMICO

André Lajst

Lattes | Orcid

André Lajst é cientista político, diretor executivo da StandWithUs Brasil e doutorando da Universidade de Córdoba (Espanha), em Ciências Políticas e Sociais, com ênfase no processo de paz palestino-israelense.

Tem sido fonte de diversos meios de comunicação do Brasil, entre os quais Revista Veja, Globo News, Folha de S. Paulo, CNN Brasil, Jovem Pan, Gazeta do Povo, entre outros.

Atua como professor e já realizou palestras em instituições públicas e privadas do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes, Casa do Saber, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Dábila Brito

Lattes | Orcid

Dábila Brito é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteiras (PPGEF), pela Universidade Federal do Amapá. Bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Faz parte do grupo de pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento – POTEDES. Coordenou o grupo de estudos “Feminismos e Oriente Médio” pelo LEOM.

 

Felipe Camlot

Lattes

Brasileiro e residente em Israel, Felipe Camlot é bacharel em Relações Internacionais pelo Ibmec-RJ e mestre em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Felipe participou ainda de grupos de pesquisa na graduação e contribuiu com inúmeros artigos acadêmicos voltados para a temática do conflito árabe-israelense e a realidade política de Israel durante todo o seu mestrado. Ele possui ainda especialização em Terrorismo e Contraterrorismo no Instituto Internacional para Contraterrorismo (ICT).

Gilberto Sarfati

Lattes

O professor Gilberto Sarfati, membro do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil, possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Relações Internacionais pela Hebrew University of Jerusalem (1998) e doutorado em Ciência Política (Relações Internacionais) pela Universidade de São Paulo (2006). Pós-doutorado em estratégia empresarial FGV (2009).

Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade (MPGC). Gestor da Aceleradora GVentures e Professor Assistente da FGV EAESP atuando nos programas de Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI), Mestrado Profissional Acadêmico (MPA) e MPGC. Atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, venture capital, Cross cultural management, negócios Internacionais e negociação.

Hanna Rosenbaum

Lattes | Orcid

Hanna Rosenbaum Consultora Executiva de Comunicação da StandWithUs Brasil, mestra em Gestão de ONGs e Liderança pela Universidade Hebraica de Jerusalém e Pós-Bogueret do Movimento Juvenil Bnei Akiva SP.

Hanna atuou por muitos anos em lideranças comunitárias no Brasil, como o movimento juvenil Bnei Akiva e no Taglit Birhright Israel, participando de seminários internacionais sobre educação judaica. Atualmente é gestora de desenvolvimento da WishTrip em Israel.

Helena Cherem

Lattes | Orcid

Helena Miranda Cherem é especialista em Geopolítica do Oriente Médio, mestra e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na StandWithUs Brasil, pesquisadora assistente do Weatherhead Center for International Affairs da Harvard University e Analista Internacional nas áreas de Geopolítica, Segurança regional e Direitos das mulheres no Oriente Médio contemporâneo. Principais áreas de interesse atual de pesquisa: Feminismos e participação política das mulheres no Oriente Médio.

Heni Ozi Cukier

Lattes

Heni Ozi Cukier é cientista político, professor e palestrante. Formou-se nos Estados Unidos em Filosofia e Ciências Políticas e é mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington DC.

Nos Estados Unidos, trabalhou na Organização dos Estados Americanos (OEA), no think tank Woodrow Wilson Center, no Peacebuilding and Development Institute e no Conselho de Segurança da ONU.

Em 2018, disputou a sua primeira eleição e foi eleito Deputado Estadual pelo Partido NOVO, quando obteve 130.214 votos em 546 dos 645 municípios do Estado de São Paulo, sendo assim o 13º mais votado. Foi líder da bancada do NOVO na ALESP, é autor da Lei que institui a Política sobre Drogas no Estado de São Paulo e foi Relator da Reforma da Previdência do Estado.

Henrique Cymerman

Lattes | Orcid

O escritor Henrique Cymerman, membro do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil, é um jornalista premiado, autor e realizador, que fala cinco idiomas. É correspondente na SIC e de diversos veículos da mídia internacional, cobrindo assuntos sobre o Médio Oriente há mais de 25 anos.

Criou laços de confiança com diversos responsáveis pelas relações políticas no Médio Oriente e no mundo árabe. Recebeu 20 prêmios internacionais, entre os quais o Daniel Pearl Award e o New York Festivals Award.

É realizador do comentário televisivo Jihad Now, sobre as origens do terrorismo islâmico. A sua recente colaboração com o Papa Francisco levou-o a ser nomeado Anjo da Paz por Sua Santidade.

Janine Melo

Lattes | Orcid

Janine Melo é brasileira e israelense, bacharel em Ciências Sociais e Estudos do Oriente Médio pela Universidade Ben-Gurion, no Negev, e atualmente mestranda em Sociologia na mesma universidade. Ela chegou a Israel pelo programa Naale Zohar, serviu ao exército israelense no batalhão de infantaria Caracal e é autora do livro “Os Olhos da Caracal”, no qual conta sua experiência como mulher combatente.

Késsio Lemos

Lattes | Orcid

Késsio Lemos, Doutor em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas. Foi Pesquisador Visitante na Universidade de Kent (UK) e atualmente é pesquisador no Instituto Sul-americano de Política e Estratégia.

Luiz Felipe Pondé

Lattes

Luiz Felipe Pondé é Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela FFLCH da USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, escritor, diretor do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da PUCSP, professor da FAAP, comentarista do Jornal da Cultura e colunista da Folha de S Paulo.

Nancy Rozenchan

Lattes

Nancy Rozenchan, professora sênior de literatura hebraica da USP. Tradutora de literatura hebraica e judaica, possui graduação em Línguas Orientais Hebraico pela Universidade de São Paulo (1967) , mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1984) , doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1989), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela University of California (1990). Atualmente é membro do corpo editorial das Revistas Orientes e Arquivo Maaravi. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Hebraica, Literatura Feminina, Hendel Yehudit, Literatura Israelense.

Samuel Feldberg

Lattes

Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é pesquisador e professor convidado do curso de Pós-Graduação do Núcleo de Estudos das Diversidades Intolerâncias e Conflitos da Universidade de São Paulo, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, professor convidado da FFLCH USP e pesquisador do Centro Dayan da Universidade de Tel Aviv . 

Autor de “Estados Unidos e Israel uma aliança em questão” e tradutor de “O Holocausto”, de autoria de Martin Gilbert, de “Israel, Uma História”, de Anita Shapira, e de “Yitzhak Rabin: Uma biografia”. É do membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACInt) e do Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos (Diversitas), ambos da USP. É pesquisador do Moshe Dayan Center da Universidade de Tel Aviv e fellow da Universidade de Brandeis.

Especialista em Conflitos Internacionais, principalmente nos seguintes temas: Oriente Médio, terrorismo internacional, o conflito israelo-palestino e política externa norte-americana. Com uma permanência regular de seis meses ao ano em Tel Aviv, conduz no momento uma pesquisa sobre a integração da minoria árabe na sociedade israelense.

Stevan Bernardino

Lattes | Orcid

Mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como bacharel em Comunicação Social pela ESAMC. Possui linha de pesquisa em Segurança Internacional e Psicologia.

Thaise Leal

Lattes | Orcid

Thaise Leal é Bacharel em Relações Internacionais (UNAMA), Especialista em Direito Internacional (UniBF), Mestre em Direitos Fundamentais (UNAMA) e Graduanda em Direito (UniEsamaz).

Possui pesquisas relacionadas à Direito Internacional e Direito dos Refugiados, além de ministrar aulas e palestras sobre metodologia científica.

Igor Sabino

Lattes | Orcid

Igor Sabino, Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Gerente de conteúdo da StandWithUs Brasil e fellow do The Philos Project. Autor do livro “Por Amor aos Patriarcas: reflexões brasileiras sobre antissemitismo e sionismo cristão”.

Nina Lobato

Lattes | Orcid

Nina Avigayil Lobato é graduada em Biomedicina (FAMAZ) e em Relações Internacionais (UNAMA). Especializada em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (MBA), e Mestra em Intelligence & International Security na King’s College London. Desenvolveu a pesquisa sobre a guerra contemporânea e seus métodos, OSINT, radicalização e contra-radicalização na Europa Ocidental e América do Norte, técnicas de propaganda da URSS e da Rússia contemporânea, cyber-enabled disinformation, e o uso de propaganda por Estados e grupos terroristas. Áreas de interesse incluem: Segurança Internacional, Filosofia e Pensamento Judaico, e História Judaica.